Em que posso ajudar?
Para iniciar o atendimento, por favor, informe seu nome.

PROCON

Anvisa proíbe venda e uso de lotes contaminados de produtos infantis da Nestlé

Nestlé anuncia recall de produtos infantis

Os consumidores que compraram produtos de nutrição infantil da Nestlé devem ficar atento: a empresa anunciou o recolhimento de produtos contaminados em 25 países, incluindo o Brasil. No último dia 7, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, distribuição e uso de diversos lotes da fórmula infantil Nestogeno 0-6 meses, NAN Supreme Pro 0-6 meses e 6-12 meses, Nanlac Supreme Pro e Nanlac Comfor 1-3 anos, NAN Science Pro Sensitive e Alfamino.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou, na última terça-feira (13), que dois bebês forma intoxicados após ingerirem esses produtos. As crianças tiveram sintomas de vômitos e diarreia, mas passam bem.

De acordo com a Anvisa, foi identifica a contaminação por cereulide, toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. O alerta à agência foi dado pela própria Nestlé, que iniciou o recall (recolhimento) dos produtos de forma voluntária.

Os fornecedores devem estar atento e retirar os produtos de comercialização, sob pena de multa pela Vigilância Sanitária.

Já os consumidores que ainda possuem estes produtos em casa devem consultar os lotes com suspeita de contaminação e suspender seu uso. A Nestlé também orienta quem comprou algum desses lotes para entrar em contato com o setor de Atendimento ao Consumidor para devolução do item e reembolso integral. Para isso, o consumidor deve acionar a Nestlé através:

  • Email: falecom@nestle.com.br;
  • Telefone: 0800 761 2500 – atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

“Apesar de o Bacillus cereus ser comumente encontrado em matérias-primas e em alimentos, em alguns casos, ele tem o potencial de produzir substâncias, dentre elas a cereulide. A exposição à cereulide pode, em casos mais graves, causar vômitos persistentes, diarreia ou letargia incomum. Tais sintomas, quando se manifestam, geralmente aparecem logo após a exposição, em até 6 horas de consumo”, informa a Nestlé em rede social.

Em seu site, a Nestlé orienta o consumidor a identificar os produtos recolhidos: identificar nome do produto e faixa etária, a gramatura do produto e o número do lote.

Confira os produtos e lotes contaminados:

Em dúvida, acione o PROCON/SC!

Como acionar o PROCON SC

Zap Denúncia – 48 3665 9057.

Núcleo de Apoio ao Superendividamento – 48 3665 9068

Telefone 151 – ligação gratuita apenas para tirar dúvidas dos consumidores.

Site do Procon SC: reclamações para pessoas que moram em cidades sem Procon municipal.

Além disso, o Procon SC atende presencialmente na Rua Conselheiro Mafra, 82, Centro, Florianópolis.

Agende online seu atendimento: https://www.procon.sc.gov.br/agendamento/

Siga as redes sociais do Procon SC

X / Twitter = https://x.com/procon_sc
Facebook = https://www.facebook.com/procon.santacatarina
Instagram = https://www.instagram.com/procon.sc/
Threads = https://www.threads.net/@procon.sc
Youtube = https://www.youtube.com/@ProconSantaCatarina
TikTok = https://www.tiktok.com/@proconsc
Linkedin = https://www.linkedin.com/company/procon-sc/?viewAsMember=true

Fotos: Nestlé/Reprodução