PROCON/SC fiscaliza preços abusivos em praias do Norte de Florianópolis
O PROCON/SC realizou, nesta sexta-feira (9), uma operação de fiscalização nas praias Bravas e Cachoeira do Bom Jesus, no Norte de Florianópolis. A ação teve como objetivo averiguar denúncias em relação a preços abusivos praticados em comércios na faixa de areia e também orientar os fornecedores em relação aos direitos do consumidor.
Uma das denúncias apontava ao preço de um pastel vendido a R$ 40. De acordo com a fiscalização do PROCON/SC, o valor, apesar de alto, estava justificado devido ao tamanho do alimento (40 cm) e do local da comercialização.
“Sobre a questão da abusividade do preço, orientamos que a informação precisa ser clara e precisa: tem que informar o tamanho do pastel, os ingredientes, o tamanho da porção, quantas gramas possui. Para que o consumidor possa decidir se vai comprar ou não”, afirma a delegada Michele Alves, diretora do PROCON/SC.
A operação do PROCON/SC é contínua e estende-se até o final da temporada de verão. Algumas irregularidades encontradas, como a falta de oferta do Prato Manezinho, foram apontadas aos fornecedores, que deverão se adequar. Se persistirem, poderão ser notificados e até multados.
“Estamos orientando fornecedores sobre cardápio, Prato Manezinho, preços de aluguel de cadeiras de praia e alertando o consumidor para que fique bem informado. Essas ações acontecem na Grande Florianópolis nesta semana, mas estamos também fazendo em outros municípios com a parceria dos Procons municipais”, destacou a diretora do PROCON/SC.
O Prato Manezinho é uma exigência da prefeitura de Florianópolis à cessão, em edital público, do espaço aos quiosques de praia. Trata-se de um prato com arroz, peixe, batata frita e água ou refrigerante com preço de R$ 40, uma opção saudável e mais em conta aos turistas.
O PROCON/SC recebeu a denúncia de uma consumidora de um estabelecimento que não oferecia a refeição na praia de Cachoeira do Bom Jesus. O quiosque argumentou que, no dia da denúncia, ainda estavam se adequando à operação e que passaram a servir a refeição logo em seguida.
O consumidor que presenciar irregularidades pode enviar denúncias ao PROCON/SC através do Zap Denúncia: 48 3665 9057. Todas as denúncias serão verificadas! Em dúvida, acione o PROCON/SC!
Como acionar o PROCON SC
Zap Denúncia – 48 3665 9057.
Núcleo de Apoio ao Superendividamento – 48 3665 9068
Telefone 151 – ligação gratuita apenas para tirar dúvidas dos consumidores.
Site do Procon SC: reclamações para pessoas que moram em cidades sem Procon municipal.
Além disso, o Procon SC atende presencialmente na Rua Conselheiro Mafra, 82, Centro, Florianópolis.
Agende online seu atendimento: https://www.procon.sc.gov.br/agendamento/
Siga as redes sociais do Procon SC
X / Twitter = https://x.com/procon_sc
Facebook = https://www.facebook.com/procon.santacatarina
Instagram = https://www.instagram.com/procon.sc/
Threads = https://www.threads.net/@procon.sc
Youtube = https://www.youtube.com/@ProconSantaCatarina
TikTok = https://www.tiktok.com/@proconsc
Linkedin = https://www.linkedin.com/company/procon-sc/?viewAsMember=true