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Zap Denúncias completa 1 ano: veja as principais queixas dos consumidores

Zap Denúncia do Procon SC

O Zap Denúncias do Procon SC completa, nesta quinta-feira (17), 1 ano de atendimento ao consumidor catarinense! A ferramenta, que permite o envio de denúncias nas relações de consumo através de fotos, vídeos, texto e arquivos pelo aplicativo WhatsApp no número 48 3665 9057, ampliou e tornou mais ágil o atendimento à população, o que fortalece e orienta a atuação da Diretoria de Relações e Defesa do Consumidor.

Em um ano, desde 17 de julho de 2024, o Zap Denúncias recebeu 7.116 mensagens, média de 55 mensagens diárias, embora essa quantidade sofra muitas variações de acordo com a sazonalidade. Em janeiro deste ano, durante a temporada de verão, houve picos de até 800 mensagens semanais.

Contudo, muitas dessas mensagens não viram processos formais: há interrupção na interação, falta de relação de consumo, pedidos por informações e dúvidas.

Vale lembrar, também, que o Zap Denúncias não aceita reclamações, apenas denúncias. A diferença é que a denúncia diz respeito a um problema coletivo, como produtos vencidos, má prestação de serviços, preços abusivos, publicidade enganosa, longas filas em pedágio, entre outras.

Já a reclamação trata de uma questão pessoal: não recebimento de um produto, cobrança indevida, vício oculto em produto, negativação indevida, etc. Para abrir um processo com uma reclamação, o consumidor pode agendar um atendimento presencial no centro de Florianópolis através do site ou registrar sua reclamação de maneira online também pelo site.

Veja o Raio X de 1 ano de Zap Denúncias

Principais empresas e setores alvos de denúncias recorrentes:

Conclusão

O período analisado demonstra um cenário de desafios contínuos à defesa do consumidor, com destaque a problemas em compras online, abusos em serviços de grande demanda (pedágios, combustíveis e telecomunicações) e irregularidades em setores essenciais como supermercados e serviços bancários/de energia. A atuação do Procon tem sido fundamental na mediação e fiscalização para mitigar esses problemas.

Principais infrações ao direito do consumidor

  • Oferta não cumprida/produto não entregue;
  • Vício no produto/serviço;
  • Ligação de telemarketing abusiva;
  • Cobrança indevida;
  • Publicidade enganosa;
  • Má qualidade do produto/serviço;
  • Dificuldade de reembolso;
  • Preços/juros abusivos;
  • Vazamento de dados;
  • Falta de informação clara e objetiva;
  • Negativação indevida;
  • Golpes/fraudes;
  • Venda casada;
  • Produto fora de validade;
  • Tempo de espera;

Setores mais denunciados

  • Vestuário/produtos de uso pessoal;
  • Supermercados/alimentos/bebidas;
  • Bancos;
  • Telefonia/tv/internet;
  • Combustíveis;
  • Varejo;
  • Energia elétrica;
  • Serviços de estética;
  • Veículos;
  • Golpe/fraude;
  • Empréstimos;
  • Má prestação de serviço;
  • Precificação;
  • Educação
  • Materiais de construção;
  • Bares/restaurantes;
  • Transporte aéreo;
  • Pedágio.

A interação com o consumidor é essencial à boa atuação do Procon SC. Utilize o Zap Denúncias! Em dúvida, acione o Procon SC!

Como acionar o PROCON SC

Telefone 151 – ligação gratuita apenas para tirar dúvidas dos consumidores.

Zap Denúncia – 48 3665 9057: para realizar uma denúncia através do WhatsApp do Procon SC.

Site do Procon SC: reclamações para pessoas que moram em cidades sem Procon municipal.

Além disso, o Procon SC atende presencialmente na Rua Conselheiro Mafra, 82, Centro, Florianópolis.

Agende online seu atendimento: https://www.procon.sc.gov.br/agendamento/

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