Operação entre PROCON/SC e CRECI-SC notifica construtora por anúncio ilegal de imóveis
O PROCON/SC, em parceria com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI-SC), realizou, nesta terça-feira (9), uma fiscalização em uma incorporadora em Balneário Camboriú. A empresa foi notificada por anunciar oito empreendimentos sem o Registro de Incorporação Imobiliária (RI) em seu site e redes sociais. A venda de lançamentos imobiliários nessas condições é crime, conforme a Lei de Incorporação Imobiliária (nº 4.591/64).
Seis dos empreendimentos estão localizados em Porto Belo; os demais, em Barra Velha e Camboriú. As provas e os relatórios técnicos produzidos serão encaminhados ao Ministério Público Estadual — que já havia sido informado pelo CRECI-SC.
O RI é obrigatório à venda de imóveis ainda na planta, conforme a Lei 14.382/22. Contudo, a Lei de Incorporações Imobiliárias permite a negociação dos apartamentos, como argumenta a empresa. Embora a venda em si seja proibido, é legal assinar um contrato de reserva de compra sem a emissão do RI.
O RI contém o projeto arquitetônico aprovado, o alvará de construção, a adequação ao plano diretor municipal, o cronograma das obras, a previsão de entrega e a autorização de venda do imóvel. É um documento com validade de 120 dias que deve ser formalizado no Cartório de Registro de Imóveis. Sem este documento, anúncio e venda são considerados ilegais e colocam em risco os eventuais compradores.
O CRECI-SC também autuou por infração os corretores de imóveis que trabalham na incorporadora e infringiram a lei ao participarem da negociação dos imóveis sem incorporação. Além disso, foram autuadas três pessoas na mesma empresa por exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis.
Conforme a Lei nº 6.530/78, apenas profissionais devidamente inscritos no CRECI estão autorizados a intermediar transações imobiliárias. O artigo 47 da Lei das Contravenções Penais tipifica o exercício ilegal de profissão como infração passível de sanções. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) também fundamenta a ação ao prever a proteção do público contra práticas abusivas e serviços prestados por pessoas não qualificadas.
Em dúvida, acione o PROCON/SC!
Como acionar o PROCON SC
Atendimento virtual Catarina – 48 3665 9046.
Núcleo de Apoio ao Superendividamento – 48 3665 9068
Telefone 151 – ligação gratuita apenas para tirar dúvidas dos consumidores.
Site do Procon SC: reclamações para pessoas que moram em cidades sem Procon municipal.
Além disso, o Procon SC atende presencialmente na Rua Conselheiro Mafra, 82, Centro, Florianópolis.
Agende online seu atendimento: https://www.procon.sc.gov.br/agendamento/
Siga as redes sociais do Procon SC
X / Twitter = https://x.com/procon_sc
Facebook = https://www.facebook.com/procon.santacatarina
Instagram = https://www.instagram.com/procon.sc/
Threads = https://www.threads.net/@procon.sc
Youtube = https://www.youtube.com/@ProconSantaCatarina
TikTok = https://www.tiktok.com/@proconsc
Linkedin = https://www.linkedin.com/company/procon-sc/?viewAsMember=true