Pesquisa: serviços dos Procons são “bom ou excelente” para 84% dos entrevistados

Uma pesquisa inédita feita pelo Colegiado Nacional de Procons Estaduais avaliou o conhecimento da população sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Além disso, mediu a satisfação em relação aos serviços de proteção ao consumidor.
Realizada com 1.252 participantes de todo o Brasil, a consulta evidenciou a confiança da população nos Procons. Mais de 61% dos participantes utilizaram serviços dos órgãos de defesa do consumidor e 74% tiveram seus problemas resolvidos.
Entre os consumidores que tiveram problemas nos últimos 2 anos, 56% procuraram algum Procon para registrar reclamação.
Já a satisfação com o serviço prestado é alta: 84% dos entrevistados classificaram o atendimento como “bom ou excelente”. Além disso, 97% dos usuários recomendariam o Procon a amigos e familiares.
Entre as pessoas que tiveram problemas de consumo, apenas 38% declarou que conseguiu resolver diretamente com a empresa.
O levantamento ainda aponta que 86% dos entrevistados afirmam conhecer o CDC, e 84% o consideram “muito importante” – outros 14% avaliam que ele poderia ser mais eficaz.
O questionário desta primeira consulta feita pelos Procons estaduais, com 15 perguntas, foi respondido pelos consumidores que acessaram os sites dos respectivos órgãos entre os dias 2 e 9 de setembro;
O objetivo foi ter uma mínima compreensão do nível de conhecimento da população em relação à atual estrutura de defesa do consumidor. Os resultados servirão de insumo para que os Procons estaduais desenvolvam estratégias para a construção de uma ampla política nacional de defesa do consumidor.
Colegiado Nacional de Procons Estaduais
Foi criado no 1º Congresso Internacional do PROCON/SC, realizado neste ano, em Florianópolis. A ideia da iniciativa é ampliar o diálogo entre os órgãos de defesa do consumidor para buscar uma unidade de atuação, padronizar procedimentos e evitar insegurança jurídica. Na prática, fortalece a luta pelos direitos do consumidor e amplia a presença junto à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
“Estamos entrando no sistema nacional de maneira diferenciada, com todos os estados dialogando, trocando experiências e buscando uma padronização e segurança jurídica”, afirma a diretora do PROCON/SC, delegada Michele Alves, vice-presidente do Colegiado Nacional dos Procons Estaduais.
Como acionar o PROCON SC
Atendimento virtual Catarina – 48 3665 9046.
Zap Denúncia – 48 3665 9057: para realizar uma denúncia através do WhatsApp do Procon SC.
Núcleo de Apoio ao Superendividamento – 48 3665 9068
Telefone 151 – ligação gratuita apenas para tirar dúvidas dos consumidores.
Site do Procon SC: reclamações para pessoas que moram em cidades sem Procon municipal.
Além disso, o Procon SC atende presencialmente na Rua Conselheiro Mafra, 82, Centro, Florianópolis.
Agende online seu atendimento: https://www.procon.sc.gov.br/agendamento/
Siga as redes sociais do Procon SC
X / Twitter = https://x.com/procon_sc
Facebook = https://www.facebook.com/procon.santacatarina
Instagram = https://www.instagram.com/procon.sc/
Threads = https://www.threads.net/@procon.sc
Youtube = https://www.youtube.com/@ProconSantaCatarina
TikTok = https://www.tiktok.com/@proconsc
Linkedin = https://www.linkedin.com/company/procon-sc/?viewAsMember=true
Foto: Bruna Lima/Procon SC