Guia Black Friday: veja todas as dicas para comprar com segurança
Uma das principais datas do varejo no ano, a Black Friday será realizada oficialmente nesta sexta-feira (28) em todo o Brasil. A data promete milhares de produtos com descontos, mas é também alvo de muitas reclamações no PROCON/SC, sobretudo em relação a golpes e fraudes.
Uma das principais preocupações do consumidor em relação ao evento é a segurança. Veja os principais golpes e as dicas para comprar com segurança na Black Friday.
Golpes mais Comuns
- Sites falsos que imitam grandes lojas;
- Preços muito abaixo da média (estoque falso);
- Falsos atendentes em contato via redes sociais;
- Boletos adulterados;
- Links fraudulentos;
- Perfis falsos em redes sociais.
Como saber se um site é confiável
- Desconfie de erros de ortografia e domínios estranhos (endereço do site);
- Confira o endereço do site (URL): sites seguros indicam “https” e um cadeado na barra do navegador;
- Pesquise sobre a loja que irá comprar: tem credibilidade? Tem reputação positiva? Tem muitas reclamações na internet? Opte por segurança;
- Nunca clique em links recebidos por WhatsApp, SMS ou e-mail de remetentes desconhecidos.
Cuidados ao pagar
- Verifique CNPJ, endereço físico e canais de atendimento da loja – não compre se essas informações não constarem no site;
- Busque avaliações de outros compradores;
- Se pagar por boleto, confirme o nome do beneficiário, o CNJP e o valor idêntico ao anunciado;
- Não envie comprovantes, documentos ou fotos pessoais a vendedores desconhecidos;
- Não aceite pagamento por QR Code ou Pix enviado por terceiros não verificados;
- Desconfie de lojas que não oferecem opções seguras de pagamento;
- Não finalize compras apenas pelo WhatsApp.
Cuidados gerais
- Mensagens que pedem “confirmação de cadastro”;
- Links desconhecidos: priorize o acesso direto ao site da loja;
- Números sem identificação comercial;
- Evite wi-fi público: facilita a interceptação de informações e podem expor dados do consumidor;
- Monitore suas faturas: fraudes podem ocorrer dias após a compra;
O que fazer ao cair em um golpe?
- Registre imediatamente um Boletim de Ocorrência;
- Avise seu banco;
- Guarde as provas do golpe, como conversas, anúncios e prints;
- Informe a plataforma pela qual você realizou a compra (marketplace ou rede social);
O que fazer se seu dispositivo por infectado?
- Desconecte da internet;
- Faça uma varredura com antivírus;
- Altere todas as senhas de acesso;
- Avise seus contatos;
- Registre um Boletim de Ocorrência.
Em dúvida, acione o PROCON/SC!
Como acionar o PROCON SC
Atendimento virtual Zap Denúncia– 48 3665 9046.
Núcleo de Apoio ao Superendividamento – 48 3665 9068.
Telefone 151 – ligação gratuita apenas para tirar dúvidas dos consumidores.
Site do Procon SC: reclamações para pessoas que moram em cidades sem Procon municipal.
O Procon SC atende presencialmente na Rua Conselheiro Mafra, 82, Centro, Florianópolis.
Agende online seu atendimento: https://www.procon.sc.gov.br/agendamento/
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Foto: Agência Brasilaa