Procon

PROCON SC reafirma parceria com Procons municipais em entrevista à Rádio Biguaçu FM

PROCON SC reafirma parceria com Procons municipais em entrevista à Rádio Biguaçu FM

No último sábado, o diretor do PROCON SC, Alisson Luiz Micoski, esteve na Rádio Biguaçu FM para um bate-papo sobre direito do consumidor. Durante a conversa, Alisson, que também é advogado, fez questão de enfatizar que o órgão está sempre à disposição da população para intervir em causas que venham a ferir o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Sobre as estratégias de sua gestão, Alisson pretende estreitar as relações com as entidades empresariais do estado afim de que haja uma parceria entre comércio e consumidores, com informações claras de atendimento e respeito ao CDC, evitando que ruídos nesta comunicação levem a medidas mais drásticas por parte do órgão estadual.

Outra frente que o diretor está trabalhando é junto aos Procons municipais. Só na última semana, ele já visitou  os municípios de Palhoça, Criciúma, Blumenau e a próxima será Biguaçu.

“Eu quero que os Procons municipais saibam que estamos à disposição para atendê-los e para dar todo o suporte necessário na resolução das demandas dos consumidores”, explicou ele.

Sobre as demandas do PROCON SC, Alisson explicou que o órgão atende problemas de ordens comerciais, mas, para isto, o consumidor deve estar munido da documentação que comprove a relação de consumo, que seja a Nota Fiscal  ou um recibo de compra. A partir daí, o PROCON SC irá intermediar o processo de solução do problema entre empresa e consumidor, seja para compras realizadas em lojas físicas ou online.
Ele alertou que é preciso desconfiar de anúncios na internet que oferecem muitas vantagens, preços abaixo do mercado ou prazo de entrega muito rápido. Hoje, o PROCON SC atende inúmeras denúncias de compras online que deram errado. Em casos assim, Alisson diz que é preciso que o consumidor tenha realizado a compra em um site brasileiro, tenha o maior número de documentos e comprovantes possíveis de compra, seja print de conversas via aplicativos, comprovante de pagamento do produto entre outros.

Casos de empréstimo consignado realizado sem autorização de aposentados e pensionistas também geram uma grande demanda no PROCON SC, e outras formas de resolução definitiva deste problema já estão sendo providenciadas. O diretor explica que já há a intenção de um projeto de lei para aplicação de punições mais severas neste caso.

Outros dois campeões de reclamações no órgão são as empresas de telefonia e postos de combustíveis.

Histórico

Durante alguns anos, Alisson Micoski acompanhou de perto o trabalho da Deputada Estadual Carmen Zanotto, que hoje é Secretária do Estado da Saúde. Questionado sobre o trabalho da Secretaria, ele afirma que para Carmen, hoje, a maior preocupação é zerar a fila de cirurgias eletivas, que possuí mais de 105 mil catarinenses à espera.

Ainda falando sobre saúde, o diretor reafirmou o compromisso de todos os órgãos estaduais, incluindo o PROCON SC, na luta em combate a dengue.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *