A Agência Nacional de Saúde (ANS) determinou uma redução nos planos de saúde individuais e familiares de 8.19%. É a primeira vez na história que essa conta fica mais barata para o consumidor.
A decisão se deve à queda de 82% para 74% no uso de serviços médicos pelos usuários no ano passado, como cirurgias e exames, reflexo do isolamento social imposto pela pandemia.
O percentual negativo de reajuste não vale para planos de saúde coletivos, como os empresariais, e os por adesão, em que os consumidores contratam em grupo.
Com base nesta decisão, o PROCON SC notificou os planos de saúde em vigência no estado para que repassem imediatamente esse desconto para seus usuários.
“Estamos cumprindo nosso papel de defender os direitos do consumidor e, como sabemos que em um acordo desta natureza ele sempre é a parte mais vulnerável, vamos ficar de olho para que seja feita esta redução”, enfatiza o diretor do PROCON SC, Tiago Silva.
Ele alerta ainda para que o consumidor que se sentir lesado por ter direito e não receber o reajuste procure o Procon da sua cidade e faça a denúncia.
PROCON SC notifica planos de saúde para que repassem aos usuários o reajuste negativo determinado pela ANS
Artigo anteriorPROCON SC prorroga mutirão de renegociação de dívidas até a próxima sexta-feira, 27
Próximo artigo PROCON SC apreende fios de cobre fora dos padrões em empresa de Blumenau que poderiam trazer risco de incêndio ao consumidor

