Há pouco mais de um mês, foi divulgado pela imprensa a notícia de que um filhote da raça golden retrivier morreu horas depois de chegar de avião do trecho São Paulo – Rio de Janeiro. A dona do animal, após tentar contato com a empresa, não obteve retorno e fez um apelo em suas redes sociais. Na última semana, um outro cachorro, da raça american bully, morreu durante o transporte aéreo, em um voo que ia do Aeroporto de Guarulhos para Aracaju, pela mesma companhia.
Após a divulgação segundo caso de morte de animal durante o transporte nos porões de aeronaves da companhia aérea Latam, o PROCON SC notificou a empresa para que, no prazo de 10 dias, para que informe qual o procedimento adotado quando o pet foi a óbito e se o procedimento segue a portaria 1155/2015 da ANAC, que autoriza o transporte de animais com e sem acompanhante.
A Latam também deverá informar aos consumidores que adquiriram o serviço de transporte de pet como proceder para realizar o cancelamento e realizar o reembolso, já que a própria empresa suspendeu esta prática por 30 dias.
“Precisamos assegurar, além do direito do consumidor que necessita do serviço, o bem estar no animal, cuja saúde, pelo visto, não está sendo priorizada pela companhia”, alerta o diretor do órgão, Tiago Silva.