Com o objetivo de auxiliar os consumidores superendividados, orientando e promovendo a renegociação de dívidas com os seus credores, garantindo a conciliação e a mediação de conflitos oriundos do superendividamento, com preservação do mínimo existencial, por meio da revisão e repactuação da dívida, entre outras medidas de proteção do consumidor pessoa natural, o PROCON SC cria o Núcleo de Apoio aos Superendividados (NAS).
O Núcleo será formado por uma equipe que compartilhará práticas na defesa do consumidor, atuando diretamente no apoio e resolução da situação de superendividado, auxiliando na negociação de dívidas, informação e educação dos consumidores, em conjunto ou não, com os programas de educação financeira, orientando o planejamento financeiro deles e com acompanhamento social.
A equipe do NAS será formada por Maíra Gonçalves Pereira, Gerente de Municipalização, que exercerá a função de coordenadora. Suellen Regina Rodrigues Moraes, que ficará responsável pela triagem. Matheus Fagundes Silva, responsável pelo atendimento preliminar, e conforme o caso, análise de encaminhamentos aos equipamentos públicos que prestem atendimento multidisciplinar. E Luan Nunes, responsável pelo planejamento financeiro e pelas audiências.
Para se enquadrar no perfil de superendividado, o consumidor deve não conseguir pagar suas dívidas e manter o mínimo para sobreviver. E para solicitar atendimento, a pessoa deve comparecer a sede do PROCON SC e apresentar os documentos pessoais, comprovante de renda e demonstrativo de dívidas.
“O PROCON SC criou o NAS com o objetivo de auxiliar os consumidores que já não conseguem mais arcar com suas dívidas sem comprometer o básico para a sobrevivência, como despesas de moradia, alimentação, saúde. Nossa equipe está preparada para prestar todo o atendimento necessário”, esclarece Alisson Micoski, Diretor de Relações e Defesa do Consumidor do PROCON SC.
PROCON SC cria o Núcleo de Apoio aos Superendividados