jtemplate.ru - free extensions for joomla

orientaconsumidor

sindec l

btn download

Vídeos Procon

Pesquisas

 

cadastro

 

 


10 DICAS PARA UMA COMPRA CONSCIENTE

10dicascorAs discuss√Ķes sobre o consumo consciente est√£o presentes em todos os segmentos. A comemora√ß√£o do Dia Internacional do Consumidor, em 15 de mar√ßo, foi uma boa oportunidade para refletir sobre o assunto.

Para ajudar na tarefa, o educador financeiro √Ālvaro Modernell, s√≥cio- fundador da Mais Ativos, elaborou 10 dicas que ajudam na tarefa de tornar-se um consumidor consciente.
 

1) Não gaste mais do que ganha - O limite dos gastos deve ser o da própria renda. Não consegue ganhar mais? Então tem de gastar menos.

2) Saiba quanto gasta - Quem n√£o sabe quanto gasta, sempre gasta mais do que pode. Fa√ßa anota√ß√Ķes. Controle suas despesas durante algum per√≠odo, inclusive as pequenas.

3) Exija comprovante fiscal - √Č mais do que um simples peda√ßo de papel. Voc√™ assegura seus direitos em caso de reclama√ß√£o, ajuda a combater a sonega√ß√£o, a gerar empregos, impostos, al√©m de facilitar o controle das suas pr√≥prias contas.

4) Conheça (e exija) seus direitos - Leia o Código de Defesa do Consumidor pelos menos uma vez. Nota fiscal, termo de garantia, cumprimento de prazos, controle de validade, selos de certificação, boa qualidade e bom atendimento são itens pelos quais você paga. Exija isso.

5) Controle seu or√ßamento - Primeiro, fa√ßa um or√ßamento. Pode ser simples. Inclua todas as receitas e despesas previstas. Depois, fa√ßa anota√ß√Ķes, controles e compare os valores or√ßados com os realizados. V√° ajustado com o passar do tempo. Este item merece orienta√ß√£o e acompanhamento cont√≠nuo.

6) N√£o compre por impulso- Planejamento e auto-controle s√£o palavras-chaves. Para o mercado, fa√ßa lista de compras. Quando comprar vestu√°rio, compre o que precisa. D√™ mais uma caminhada. Pesquise. Compare. Negocie. Valorize o seu dinheiro. Ficou em d√ļvida? N√£o compre.

7) Compre sempre √† vista - H√° muitas raz√Ķes para isso: melhores pre√ßos e condi√ß√Ķes, melhor atendimento, mais prazer, for√ßa de negocia√ß√£o. Mas a principal raz√£o √© outra: quem compra √† vista n√£o se endivida.

8) Controle a validade e a qualidade - A melhor maneira de preservar o dinheiro é não desperdiçar. Boas compras ajudam a preservar seu dinheiro. Quer comprar? Alguém quer vender. Use seu poder de consumidor. Exija qualidade.

9) Seja responsável com o planeta - Valorize produtos de fornecedores certificados, de baixo consumo, feitos com material reciclado ou reciclável. Ao descartar produtos, seja seletivo, especialmente com pilhas, baterias e similares. Faça a sua parte.

10) Seja respons√°vel com a sociedade - Na hora de escolher um produto ou fornecedor, lembre-se de que por tr√°s das falsifica√ß√Ķes, da informalidade, dos produtos de origem desconhecida e da pirataria, pode haver crimes, trabalho escravo, desemprego, desrespeito √† natureza e √† dignidade humana. Consumidor respons√°vel estimula e prestigia o com√©rcio e a ind√ļstria respons√°veis.

Notícia publicada por: Instituto Nacional de Educação do Consumidor e do Cidadão - INEC





© 2012 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |