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PROCON SC d√° dicas para o consumidor realizar as compras de Natal sem transtornos

O Natal √© a data mais esperada do ano pelos lojistas. No m√™s de dezembro, as vendas do com√©rcio varejista s√£o, em m√©dia, cerca de 37% maiores do que as verificadas na m√©dia dos demais meses do ano. Mas, para isto, do outro lado do balc√£o √© fundamental encontrar pessoas bem treinadas, produtos de qualidade e condi√ß√Ķes de pagamento claras. 

Pensando nesta época do ano, o PROCON SC elaborou uma série de dicas para garantir que o consumidor faça suas compras de Natal sem transtorno, tenho conhecimento para garantir os seus direitos.

‚Äú√Č essencial que as pessoas conhe√ßam seus direitos para poder reivindic√°-los. Por isto, resolvemos orientar o consumidor para que ele n√£o venha a ser lesado, ainda mais num per√≠odo de festas como o Natal‚ÄĚ, enfatiza o diretor do √≥rg√£o, Tiago Silva. 

Pesquise preços

Na hora de decidir sobre preços e evitar compras por impulso, faça uma pesquisa. Mas é preciso fazer uma análise da relação custo x beneficio para não sair no prejuízo.

Evite compras de √ļltima hora

Para evitar frustra√ß√Ķes com presentes n√£o entregues na data, √© aconselh√°vel comprar com anteced√™ncia e verificar a data de entrega.

Compare os valores à vista e a prazo

Os valores √† vista e a prazo, assim como o n√ļmero de presta√ß√Ķes poss√≠veis, precisam estar bem informados na vitrine ou prateleiras, onde o produto est√° exposto.

Faça o cálculo do parcelamento

√Č preciso ter conhecimento do valor final do produto parcelado. √† s vezes, vale mais a pena fazer o pagamento √† vista para evitar os juros.

Em caso de diferença, exija o preço mais baixo

Toda informação ou publicidade deve ser cumprida pelo fornecedor. Se a propaganda da empresa mostra que ela cobre o preço da concorrência, é necessário que seja praticado o valor mais baixo. E se houver divergência de valores da etiqueta com o apresentado no caixa, também vale o mais baixo.

Entenda a política de trocas

As lojas f√≠sicas n√£o s√£o obrigadas a efetuar troca se o produto n√£o estiver danificado. √Č preciso verificar com o estabelecimento a pol√≠tica para troca de produtos antes de efetivar a compra.

Exija a nota fiscal 

Lojas estabelecidas no mercado formal são obrigadas a emitir nota fiscal para que os consumidores possam trocar peças e exercer outros direitos.

Veja se o brinquedo é compatível com a criança

Na hora de comprar um brinquedo, considere a prefer√™ncia, idade e limita√ß√Ķes da crian√ßa, al√©m da qualidade e seguran√ßa do produto. √Č essencial que ele tenha o selo do Inmetro.

Abra o olho com promo√ß√Ķes

Fique atento se os produtos em promo√ß√£o n√£o est√£o danificados ou apresentam pequenos defeitos, especialmente mercadorias de mostru√°rio. Solicite que o estado geral do produto seja especificado no pedido ou na nota fiscal e fa√ßa constar as poss√≠veis condi√ß√Ķes para troca.

Direito do arrependimento

Quando a compra for efetuada pela internet, o consumidor pode exercer o direito de arrependimento. O prazo para fazer a troca é de até sete dias contados a partir da data da compra ou da entrega do produto. Isso serve também para comprar por telefone ou qualquer tipo de aquisição que não seja na loja física.

Veja se o site é confiável

Confira o endere√ßo eletr√īnico da loja online e veja se ele cumpre alguns requisitos que garantem sua confiabilidade, como a sigla https na barra de endere√ßo. A letra ‚ÄúS‚ÄĚ garante que a p√°gina √© criptografada, por isso, √© mais segura. O √≠cone de cadeado tamb√©m na barra de endere√ßo indica seguran√ßa

Conheça o fornecedor do produto

Busque informa√ß√Ķes sobre o fornecedor, como endere√ßo, atividades realizadas, perfis em redes sociais e site. Guarde as mensagens relativas a oferta, descri√ß√£o do produto, pre√ßo e formas de pagamento caso voc√™ necessite posteriormente.

Trocas em caso de defeito

O C√≥digo de Defesa do Consumidor estabelece prazo de 30 dias para reclama√ß√Ķes sobre v√≠cios aparentes ou de f√°cil constata√ß√£o no caso de produtos n√£o dur√°veis, ou seja, alimentos, cosm√©ticos, medicamentos e perfumes.

Troque em até 90 dias

Para bens n√£o dur√°veis, o prazo para reclamar uma troca √© maior. S√£o 90 dias para que o consumidor pe√ßa a troca de produtos como roupas, eletrodom√©sticos, eletroeletr√īnicos, m√≥veis e autom√≥veis.

Reembolso

Diante de um produto com defeito, o cliente pode optar pela devolução do dinheiro respeitando o mesmo período determinado para a troca: 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para itens duráveis. O cancelamento deve ser formalizado por escrito, devolvendo o produto e solicitando a devolução de qualquer valor pago.

Produtos importados

Produtos importados adquiridos no Brasil em estabelecimentos devidamente legalizados seguem as mesmas regras dos nacionais.

Não existe limite mínimo

Ao aceitar pagamento no cartão de crédito ou débito, a loja não pode impor limite mínimo.





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