Na última segunda-feira, 17, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares – Fentec - anunciou que seus servidores entrariam em greve sem prazo para terminar. A reivindicação deles, de acordo com a FENTECT, é pela não privatização da estatal, por mais atenção a saúde dos trabalhadores durante a pandemia, que conforme informaram, os cuidados foram negligenciados, e pedem ainda que direitos trabalhistas sejam garantidos.
Na terça-feira, 18, foi divulgado que 70% dos trabalhadores dos Correios em todo o país aderiram à greve.
Visando garantir que os consumidores não sejam prejudicados pela manifestação, já que serviços de entrega expressos com hora marcada como Sedex 10, Sedex 12 e Sedex, hoje estão suspensos, o PROCON SC notificou a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para que no prazo de 24h ela apresente uma data para retorno dos serviços de entrega expressos e que assegure no mínimo 30% dos servidores efetivos, visando a manutenção das atividades essenciais aos consumidores.
“Não podemos condenar os trabalhadores que lutam pelos seus direitos, mas não é justo que o consumidor, parte mais vulnerável desta relação, seja prejudicado”, esclarece o diretor do órgão, Tiago Silva.
Tiago explica ainda que em caso de descumprimento, a empresa estará sujeita a sanções administrativas, além de uma multa no valor de R$ 1 milhão.