O PROCON SC registrou um aumento de cerca de 66% no número de atendimentos online de janeiro a novembro de 2020, se comparado ao mesmo período de 2019. De janeiro a novembro deste ano, foram recebidas 48.810 reclamações de consumidores em todo o estado. Destas, 41.976 foram resolvidas.
É que mesmo em um ano de pandemia, o PROCON SC não parou de realizar atendimentos presenciais e online visando atender as demandas dos consumidores.
O número de atendimentos realizados na plataforma do consumidor.gov.br foi superior ao de 2019, consequentemente, o número de casos resolvidos também. Enquanto o órgão finalizou 80% das demandas de 2019, em 2020 este número passou para 86%.
Em números, 125.102 consumidores tiveram atendimento registrado nos 99 PROCONs de todo o Estado. Um número relativamente menos, reflexo do isolamento social devido à pandemia do novo Coronavírus.
Contudo, a taxa de resolutividade dos casos subiu de 94% para 96%.
É fato que, por conta de impossibilidade de frequentar o comércio, um setor aumentou em muito o número de reclamações, o e-commerce. As compras realizadas pela internet tiveram um aumento significativo de reclamações entre os consumidores, sendo responsável por uma boa fatia de trabalho do órgão.
E durante todo o ano de 2020, algumas empresas foram campeãs de reclamações do na plataforma do órgão.
As empresas de telefonia Tim, Vivo e Oi Fixo lideraram este ranking, seguidos pela Caixa Econômica Federal, Net e a Decolar. Esta última está diretamente ligada à pandemia, que exigiu que milhares de consumidores reagendassem ou cancelassem suas viagens, causando um imenso transtorno entre a população.
Entre os municípios, Criciúma, Joinville e Lages lideram o ranking de reclamações, com 9.235, 7.920 e 4.458 reclamações respectivamente, com taxa de resolutividade de 99%.
Confira a tabela dos 10 municípios com mais reclamações no Estado:
Criciúma – 9.235
Joinville – 7.920
Lages – 4.804
Balneário Camboriú – 4.458
Itajaí – 4.053
Caçador – 3.417
Gaspar – 3.401
Palhoça – 3.181
Jaraguá do Sul – 3.156
Içara – 3.025
Veja a relação das 20 empresas mais reclamadas no PROCON:
TIM – 2830 reclamações
VIVO – 2735 reclamações
Oi Fixo – 1810 reclamações
Caixa Econômica – 1782 reclamações
Net – 1609 reclamações
Decolar.com – 1596 reclamações
Claro celular – 1492 reclamações
Serasa Experian – 1492 reclamações
Mercado Livre – 1293 reclamações
Latam – 1211 reclamações
Oi Movel – 1054 reclamações
Claro S/A – 795 reclamações
Telefônica Brasil S/A – 620 reclamações
Casan – 300 reclamações
Banco Pan – 259 reclamações
Banco Bradescard – 206 reclamações
Via Varejo – 185 reclamações
Celesc – 164 reclamações
“Com pandemia ou sem, o consumidor tem suas demandas e nós estamos aqui para realizar o nosso trabalho da melhor forma possível. Até por isso conseguimos aumentar o número de atendimentos resolvidos”, declarou Tiago Silva, diretor do PROCON SC.
O PROCON SC atende de segunda a sexta, das 12h às 18h. O consumidor também pode fazer sua denúncia ou reclamação pelo www.consumidor.gov.br.