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OPERADORA DE TELEFONIA É NOTIFICADA PARA EXPLICAR VAZAMENTO DE DADOS DE MILHÕES DE CLIENTES

O PROCON/SC notificou nesta sexta-feira, 08, a operadora de telefonia Vivo solicitando esclarecimentos pelo vazamento de dados de milhões de clientes. A operadora admitiu uma brecha na segurança das informações, porém não informa o número de vítimas.


O problema teria ocorrido na plataforma Meu Vivo que é utilizada pelos consumidores para gerenciar dados de assinatura. O problema foi noticiado pelo portal Olhar Digital, que tomou conhecimento de um método simples para extrair dados como nome completo, endereço, CPF, RG, e-mail, data de nascimento e até o nome da mãe do cliente. A Vivo diz que “neutralizou a vulnerabilidade”.


A brecha foi descoberta há duas semanas por pesquisadores de segurança digital. A Vivo tomou conhecimento da falha na noite de segunda-feira (04). Desde então, o assunto ganhou repercussão na imprensa especializada. O aplicativo do Meu Vivo ficou inoperante durante parte do dia.


Em sua defesa a Vivo diz que “em pouco menos de três horas, a empresa identificou e neutralizou uma vulnerabilidade no acesso ao portal de serviços Meu Vivo, com o objetivo de garantir privacidade e a segurança das informações de seus clientes. A empresa informa ainda que o número de clientes possivelmente impactados por esta ação ilícita é consideravelmente menor do que o divulgado por alguns órgãos da imprensa especializada.
A Vivo lamenta o ocorrido e ressalta que revisa constantemente suas políticas e procedimentos de segurança, na busca permanente pelos mais rígidos controles nos acessos aos dados dos seus clientes e no combate a práticas que possam ameaçar a sua privacidade. A empresa reitera que respeita a privacidade e a transparência na relação com os seus clientes.”

O órgão estadual solicita uma resposta no prazo de 10 dias para que a operadora informe quando ocorreram os vazamentos, quais foram os dados expostos e que descreva quais providências já foram tomadas pela empresa.


O descumprimento da notificação implica em sanção administrativa e ainda a aplicação de uma multa no valor de R$ 100.000,00, em caso de descumprimento a partir do prazo fixado, prevista nos termos do art.56, I da Lei 8.078/90.


Com informações do Olhar Digital e Techtudo





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