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O BLACK FRIDAY EST√Ā CHEGANDO

black fridayA Black Friday, um dos eventos mais aguardados pelos consumidores, est√° chegando!!! Tradicional por acontecer sempre na √ļltima sexta-feira do m√™s de novembro, neste ano ela ocorrer√° no dia 29. Para aproveitar as ofertas sem sofrer nenhum tipo de dano, √© importante que o consumidor fique atento, desde j√°, aos pre√ßos dos produtos que pretendem comprar!
Para orientar os consumidores, o PROCON/SC j√° divulgou a lista de sites de lojas mais demandados em Santa Catarina, que devem ser evitados. A listagem dos estabelecimentos que tendem a infringir os direitos dos consumidores √© organizada por ordem alfab√©tica do nome fantasia e traz outras informa√ß√Ķes √ļteis como o CNPJ e se o site encontra-se desativado. Para acess√°-la, clique aqui!
H√° reclama√ß√Ķes diversas que ficam como alerta aos consumidores: desde fretes muito caros at√© atraso nas entregas, al√©m de produtos danificados ou que divergem do anunciado. Assim, essa lista procura evitar que a popula√ß√£o seja lesada e o t√£o sonhado desconto acabe se transformando em pesadelo.
Visando preservar os direitos dos consumidores, o PROCON/SC já começou a monitorar preços para conferir o cumprimento das ofertas que serão anunciadas neste ano e a partir desta semana, a equipe de fiscalização também vai percorrer os principais pontos comerciais para mapear os locais e monitorar os preços praticados na cidade.
O intuito da equipe do PROCON/SC √© fiscalizar as falsas promo√ß√Ķes, a venda de produtos que n√£o estejam em estoque, √† falta de informa√ß√Ķes precisas ao p√ļblico, entre outras viola√ß√Ķes √† Lei n. 8.078/90 (C√≥digo de Defesa do Consumidor).
Confira as dicas do PROCON/SC:
1) √Č importante o consumidor se cadastrar no site que deseja fazer a compra dias antes da Black Friday, para comparar a poss√≠vel varia√ß√£o de pre√ßos;
2) Para evitar o endividamento, o consumidor n√£o deve se deixar levar pelo impulso e adquirir apenas o que realmente precisa;
3) As compras online s√≥ devem ser feitas em sites seguros e confi√°veis, de prefer√™ncia que tenham cadeado no endere√ßo eletr√īnico da loja. Isso deve ajudar a evitar sites maliciosos que est√£o tentando obter informa√ß√Ķes pessoais;
5) Procure no site informa√ß√Ķes b√°sicas sobre o fornecedor: nome da empresa, CNPJ/CPF, endere√ßos f√≠sicos e eletr√īnicos, telefone e demais informa√ß√Ķes que possibilitem seu contato e localiza√ß√£o;
6) Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra. De preferência, utilize como meio de pagamento o cartão de crédito, pois caso haja algum problema é mais fácil de fazer o estorno;
Em caso de d√ļvidas ou reclama√ß√Ķes, o consumidor poder√° fazer sua reclama√ß√£o online, atrav√©s da plataforma www.consumidor.gov.br. O consumidor tamb√©m poder√° procurar o PROCON de sua cidade ou dirigir-se ao PROCON/SC, situado √† Rua Victor Meirelles, n. 53, Centro, Florian√≥polis/SC.





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