jtemplate.ru - free extensions for joomla

orientaconsumidor

sindec l

btn download

Vídeos Procon

Pesquisas

 

cadastro

 

 


PROCON/SC NOTIFICA PLANOS DE SAÚDE POR AUTORIZAÇÃO PARA EXAMES DE DETECÇÃO DO CORONAVÍRUS

Enquanto a pandemia do Coronavírus cresce no país, as reclamações de usuários de planos de saúde em busca de autorização para cobertura de exames relativos à doença cresce junto. Diariamente, consumidores catarinenses buscam no PROCON SC a solução para seus problemas com planos de saúde. É que as empresas estão se negando a realizar o teste de sorologia para detecção do Covid 19, que deve ser feito a partir do 10º dia de aparecimento dos sintomas, já que o corpo leva alguns dias a partir da infecção para começar a produzir anticorpos detectáveis para verificar se o organismo desenvolveu resposta imunológica em função da exposição à doença.

Na primeira quinzena de junho, 10% de todas as reclamações recebidas pela Agência Nacional de Saúde (ANS) foram por este motivo. Foi a maior marca registrada desde o início da pandemia no país, em março, de acordo com a segunda edição do Boletim Covid-19 da ANS. O órgão monitora as reclamações dos usuários de planos de saúde a cada quinzena do mês e faz um recorte específico da covid-19.


Diante do cenário delicado, a ANS tornou obrigatório, em decisão publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 29, cobertura de teste de Covid por planos de saúde. A ANS afirma que a medida atende a uma determinação judicial, depois que a Aduseps (Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde) entrou com uma ação na Justiça para pedir a inclusão do exame no rol de procedimentos.


Em apoio à ANS e para garantir que os consumidores catarinenses tenham este direito assegurado, o PROCON SC decidiu notificar os planos de saúde em atuação no Estado de Santa Catarina para que disponibilizem o exame de Covid 19 aos seus consumidores, ainda que estejam assintomáticos, visando que um maior número de pessoas tenha acesso ao teste.


Para esta decisão, o diretor do PROCON, Tiago Silva, afirma que foi levando em consideração a recomendação de especialistas, que recomendam como uma das medidas para conter o avanço da pandemia a testagem em massa da população.


“Sabemos que a contaminação pode ser feita também por pessoas assintomáticas, por isso é de extrema importância que estas também façam o teste de Sorologia do Covid 19”, declara.





© 2012 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |